Semana da Pessoa com Deficiência: Casa Nova encerra programação com workshop sobre inclusão

Compartilhe:

A Prefeitura de Casa Nova, por meio da Secretaria de Educação, encerrou, na manhã desta sexta-feira (29), a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência com um workshop realizado no Colégio Estadual. O evento reuniu profissionais da rede municipal e pais de alunos atípicos para dialogar sobre inclusão e diversidade.

O tema do workshop foi “Inclusão para as famílias atípicas”. Os participantes acompanharam palestras ministradas por profissionais especializados: a fonoaudióloga Layara Andressa Nogueira, a terapeuta ocupacional Ana Paula Barbosa, a psicóloga Cristiana Pereira de Lima, a advogada Daiani Costa e o psiquiatra Júlio César Silva Carvalho.

O prefeito Anisio Viana participou da abertura do evento e destacou os avanços da rede municipal na assistência aos alunos com deficiência.
“Estamos trabalhando para que a educação de Casa Nova seja cada vez mais diversa e inclusiva. Convocamos professores da educação especial para dar o suporte necessário aos mais de 400 alunos com deficiência matriculados na rede. Também iniciamos um curso de Libras e, na área da Saúde, entregamos o TEA Acolhe, importante equipamento para assistência às crianças com autismo”, comentou.

A presidente da Associação de Apoio às Pessoas com Deficiência e Autismo de Casa Nova, Célia Braga, ressaltou a importância de eventos como o workshop para atualização das famílias.
“Foi uma oportunidade para que os responsáveis por crianças atípicas pudessem tirar dúvidas, interagir e trocar experiências. Foi um evento muito bonito e organizado”, elogiou.

Sede e interior engajados pela inclusão

De acordo com o coordenador do Núcleo de Ações Inclusivas, Jefferson Braga, tanto as escolas da sede quanto as do interior promoveram eventos lúdicos e educativos que estimularam a inclusão e a participação de alunos, pais e profissionais. A programação aconteceu entre os dias 26 e 29 de agosto, a partir da temática: “História das pessoas com deficiência em Casa Nova: Inclusão é ação coletiva”.

“Temos agora o Atendimento Educacional Especializado expandido da sede ao interior. É com muita alegria que vemos o interior vivenciar essa chegada dos profissionais, para reforçar que o lugar da pessoa com deficiência é na escola e em todos os espaços que ela desejar”, afirmou o coordenador.


Texto: Ascom PMCN

Rolar para cima