Nesta sexta-feira (12), a Prefeitura de Casa Nova, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, promoveu a 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, reunindo agricultores, lideranças e representantes da sociedade para debater e construir políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do campo.
A conferência foi um espaço democrático de diálogo e construção coletiva de propostas que serão levadas às etapas Estadual e Nacional. Mais de 120 participantes discutiram temas relacionados ao fortalecimento da agricultura familiar, valorização das mulheres e da juventude rural, povos e comunidades tradicionais, além do direito à terra e à água.

O prefeito Anisio Viana destacou a importância da participação popular na definição das políticas públicas. “O diálogo democrático é essencial para a construção de políticas voltadas ao desenvolvimento do campo, pois garante a participação efetiva de agricultores, jovens, mulheres, povos e comunidades tradicionais nos processos de decisão. Ao ouvir diferentes vozes e realidades, o poder público fortalece a legitimidade das ações, promove soluções mais justas e adequadas às necessidades locais”, afirmou.

Representando a comunidade quilombola da Lagoinha, José Henrique dos Santos Souza ressaltou a importância do encontro. “Estamos aqui para discutir o acesso a políticas públicas, principalmente para a população do campo, das economias solidárias, das nossas comunidades e associações. Vivemos em um município extenso e com uma produção diversa. A população do campo precisa ser ouvida e entendida”, disse.
Debates
Os participantes foram divididos em cinco grupos para discutir os seguintes eixos temáticos: Eixo 1: Papel do Brasil Rural como resposta à emergência climática e às demais crises globais; Eixo 2: Transformação agroecológica dos sistemas alimentares e do Brasil Rural; Eixo 3: Democratização do acesso ao território, à terra e à água; Eixo 4: Direitos sociais e bem viver e o Eixo 5: Estado, participação popular e políticas públicas para o Brasil Rural.
“Cada grupo elaborou propostas que foram levadas para votação. Além da definição das propostas, elegemos delegados que representarão Casa Nova nas instâncias deliberativas regionais e estaduais”, explicou o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, João Honorato.
–
Texto: Ascom PMCN