A Prefeitura de Casa Nova, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta quinta-feira (17) a um importante avanço na prevenção da saúde infantil: a vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite. Recém-incorporada ao SUS, a vacina está sendo aplicada em gestantes a partir da 28ª semana de gestação, garantindo mais proteção para mães e bebês desde os primeiros dias de vida.
Neste primeiro momento, as vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde da sede, na Vila Malvão e Vila Azul, e nos distritos de Bem Bom, Pau a Pique e Santana do Sobrado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. “Recebemos 240 doses que estão sendo aplicadas nessas cinco unidades. Estamos na expectativa de receber mais doses e, a partir de janeiro, todas as UBS do município terão as vacinas contra a bronquiolite em seus estoques”, explicou o diretor de Vigilância em Saúde, Jorge Luiz dos Santos.

Nilzete Nogueira da Silva está na 34ª semana de gestação e aproveitou a ida à UBS da Vila Malvão para se imunizar. “A enfermeira explicou que a vacina vai proteger a minha nenê das síndromes respiratórias e fiz questão de tomar. Vacinas salvam vidas, e quero proteger a minha filha”, contou.
Proteção desde o ventre
A vacina protege a mãe e o bebê ainda no ventre, pois os anticorpos são transmitidos pelo cordão umbilical ou pela amamentação. “É fundamental que as mães tomem a vacina para que possamos evitar mais casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave causados pelo VSR. A vacina na rede privada custa em média R$ 1.500 e agora está disponível gratuitamente no SUS. Não tem desculpa para não se imunizar”, reforçou o diretor de Vigilância em Saúde.

Documentos necessários
Para se vacinar, a gestante deve apresentar a caderneta da gestante e o cartão do SUS.
–
Texto: Ascom PMCN