“Florescer cuidando da saúde, do bem-estar e dos direitos das mulheres” foi o tema do encontro promovido pela Prefeitura de Casa Nova, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Igualdade e Combate à Fome, nesta sexta-feira (17).
O evento reuniu dezenas de mulheres para um momento de troca, aprendizado e fortalecimento, com palestras sobre saúde, direitos e a rede de proteção da assistência psicossocial.
Realizado em alusão à campanha Outubro Rosa, o encontro contou com a participação de mulheres atendidas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e da comunidade em geral.
A assistente social do Creas, Tainá Oliveira, destacou a importância da iniciativa. “Durante minha vivência profissional, percebi que muitas mulheres que sofrem algum tipo de violência desconhecem seus direitos e a rede de acolhimento disponível. Quando passam a ter acesso a essas informações, tornam-se mais fortalecidas e capazes de multiplicar esse conhecimento”, explicou.
Palestras que inspiram e transformam
Um dos momentos mais emocionantes do encontro foi o relato de Erlane Santos, que compartilhou sua história de superação do câncer de mama. “Em 2016, recebi o diagnóstico e travei uma batalha pela vida. Hoje, quero alertar outras mulheres sobre a importância do autoconhecimento e do cuidado com a saúde”, afirmou.
A programação também incluiu palestras sobre temas essenciais, como:
• “Menopausa: estratégias nutricionais para reduzir sintomas”, com a nutricionista Daniela Escobar;
• “Direitos das Mulheres: proteção, informação e autonomia”, com a advogada Ariana Andrade;
• “Saúde da Mulher e prevenção ao Câncer de Mama”, com a enfermeira Camila Diniz;
• “Violências Obstétricas”, com a enfermeira Nelmare Dias;
• “Alimentação como ferramenta de prevenção”, com a nutricionista Victória Benevides.
O encontro também contou com sorteio de brindes e um lanche especial preparado para as participantes.
A conselheira tutelar Crislei Maisa destacou a relevância do evento:
“Foi um momento belíssimo, não apenas pela organização, mas pelos temas tratados. Como mulher e mãe, sei o quanto precisamos estar bem e cuidar de nós mesmas para poder cuidar dos nossos filhos e enfrentar as lutas do dia a dia.”
Texto: Ascom PMCN