A Prefeitura de Casa Nova, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato dos Produtores Rurais, está fortalecendo a educação socioambiental nas escolas da zona rural. Nesta terça-feira (30), foi realizado o Encontro de Formação do Programa Despertar, projeto de promoção social do SENAR-BA.
O programa, fundamentado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), aborda temas como meio ambiente, ética e cidadania, saúde, trabalho e consumo. Em 2025, o tema em destaque é “O agro na minha cidade”, que busca integrar a educação rural a valores socioambientais.
Segundo a coordenadora municipal do Programa Despertar, Luciana Andrade da Cruz, a iniciativa estimula a consciência ambiental e a inovação: “O Programa Despertar visa conscientizar estudantes sobre práticas agrícolas sustentáveis, mostrando a importância da preservação ambiental aliada à produção. Através de atividades práticas, os estudantes são incentivados a desenvolver ações empreendedoras no campo, focadas em inovação e responsabilidade ecológica.”
Quatro escolas da zona rural foram contempladas: Escola Municipal Genilda Viana de Castro Dantas (Tiririca), Escola Municipal Bom Jesus da Lapa (Poço de Pedra), Escola Municipal José da Silva – José da Mandioca (São Luiz) e Escola Municipal Joaquim Oliveira da Silva (Lagoa do Alegre).
–
Texto: Ascom PMCN